Lucas Freitas é um jovem piloto paulistano de 21 anos. Nascido em janeiro de 2003, fez sua primeira temporada completa no automobilismo em 2021, no Campeonato Paulista Formula 1600.
Iniciou no esporte aos 5 anos de idade, realizando alguns treinos de kart e tomando gosto pela velocidade. Participou de inúmeros campeonatos de Rental Kart, conquistando ótimos resultados e construindo uma bela trajetória.
Em 2014 ingressou no Campeonato Kart Sabesp (Rental Kart) participando de algumas etapas. No ano seguinte, em 2015, conquistou seu primeiro título na categoria destinada aos Novatos (C). No segundo ano completo desse campeonato, em 2016, conquistou o título na Categoria B, subindo assim para a Categoria Principal.
Em 2017, na Categoria Principal, finalizou a temporada na 4ª colocação. Na temporada seguinte, em 2018, foi Campeão com duas rodadas de antecedência. Em 2019, 2020 e 2021 veio o tetracampeonato.
O primeiro contato com os carros de corrida aconteceu em 2020, ingressando na categoria de monoposto paulista, a Fórmula 1600.
A estreia foi muito positiva, vencendo 2 entre as 4 provas que participou na categoria Light. Fechou a temporada 2020 na 3ª colocação no campeonato, mesmo participando apenas de 5 etapas.
Em 2021 participou integralmente do Campeonato Paulista de Fórmula 1600, seu primeiro campeonato completo no automobilismo, ficando com o vice-campeonato na categoria Light, conquistando duas vitórias na geral.
Lucas Freitas também participou da Seletiva Thunder: um torneio de Rental Kart promovido pela empresa de chassis Empresa Thunder Racing Technology, que contou com a participação de 55 pilotos de altíssimo nível no Kartódromo SanMarino, tendo um desempenho de destaque, conquistando o vice-campeonato.
Em 2022 em seu primeiro ano pela equipe ART Racing fechou a temporada em 3º lugar no campeonato, tendo a oportunidade de fazer sua primeira corrida na AMG Cup Brasil. O ano de 2023 marcou uma dupla jornada do piloto, disputando mais uma vez a Fórmula 1600 e a temporada completa na AMG Cup Brasil na categoria AMG C300 Cup, conquistando em sua primeira corrida a pole position, além da primeira vitória em uma categoria oficial Mercedes-Benz no Brasil.
Pela Fórmula 1600, Lucas Freitas fechou o ano com o título da categoria, mostrando estar pronto para se lançar para vôos mais altos no automobilismo.
Na atual temporada 2024, Freitas continua na AMG Cup Brasil onde luta pelo título na AMG C300 Cup após ter conquistado 3 vitórias (consecutivas) até o momento, além de ter subido ao pódio mais uma vez. Com o campeonato em andamento o piloto aparece na terceira colocação, sendo já considerado um dos grandes nomes da categoria.
Lucas Freitas participou da homenagem à Gil de Ferran realizada em janeiro de 2024, logo após seu falecimento; além disso o piloto também estampou camonhas publicitárias de patroacinadores.