Lucas Freitas abre temporada com pódio na AMG Cup Brasil

Ao fechar na terceira colocação, piloto inicia ano promissor na categoria.

Depois de uma terceira colocação no primeiro treino livre na AMG Cup Brasil, Lucas Freitas (Action Agenciamento / Voando Já / F1 in Schools Brazil) largou na segunda fila na corrida de abertura da temporada 2024 no Autódromo de Interlagos (SP).

Devido a forte chuva que atingiu o bairro da zona sul de São Paulo na tarde de sábado (24), o segundo treino livre e o classificatório foram cancelados, sendo o grid formado com o resultado do primeiro e único treino livre realizado no final de semana.

Com pista seca no domingo (25), Freitas fez uma boa largada assumindo a segunda colocação, indo para cima do ponteiro na categoria AMG C300 Cup. Porém um problema eletrônico no controle de tração e no ABS do carro #117 impediu que o piloto pudesse manter o bom ritmo inicial, perdendo a segunda colocação para Kaue Baroudi e recebendo a bandeira quadriculada no terceiro lugar.

“Foi demais! Eu achei que foi muito bom dentro das circunstâncias que tínhamos! Agora é trabalhar pra vir ainda melhor (na segunda etapa)”, comentou o piloto muito feliz ao descer do carro.

Na segunda corrida do final de semana Lucas Freitas deu lugar ao seu companheiro de equipe Vini Ponce que fez sua esteia na categoria. Largando em sexto colocado (devido a inversão de grid), o piloto conseguiu se manter constante e cruzar a linha de chegada em 5º lugar, sendo essa a única oportunidade que teve para experimentar o carro durante todo o final de semana.

Lucas Freitas volta a assumir a AMG C300 Cup nos dias 13 e 14 de abril, novamente no Autódromo de Interlagos quando acontece a 2ª etapa da temporada 2024; nesse final de semana tivemos ainda a estreia dos modelos GT4 com Enzo Gianfratti vencendo as das corridas na categoria; Victor Amorim foi o vencedor das duas corridas pela CLA.

HOMENAGEM

Depois de fazer sua corrida na AMG Cup Brasil, Lucas Freitas teve a importante missão de homenagear um dos grandes pilotos do nosso automobilismo: Gil de Ferran que faleceu em dezembro do último ano.

Lucas puxou o grid da corrida de domingo da Fórmula 1600 utilizando o capacete original que Gil usou na Fórmula Indy quando correu pela Walker (entre 1997 e 1999). Marcos Moreira, ex-chefe de equipe de Lucas Freitas na ART Racing onde ele conquistou o título de 2023 na categoria foi mecânico de Gil de Ferran na Fórmula Ford brasileira nos anos de 1986 e 1987, junto com Miguel Ferreira (o Gigante) e Amandio Ferreira que estiveram presentes no Autódromo.

Quem proporcionou esse encontro emocionante foi Dinho Ferreira, filho do “Gigante” que atualmente trabalha com Moreira na ART Racing e foi responsável pela engenharia e estratégia com o piloto Lucas Freitas em 2023.


CALENDÁRIO – AMG CUP BRASIL

Etapa 1 – 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
Etapa 2 – 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
Etapa 3 – 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 25 e 26/05 – Interlagos (SP)
Etapa 5 – 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
Etapa 6 – 10 e 11/08 – Raceville (Brotas)
Etapa 7 – 07 e 08/09 – Interlagos (SP)
Etapa 8 – 12 e 13/10 – Goiânia (GO)
Etapa 9 – 23 e 24/11 – Racevilla (Brotas) ou 14 e 15/12 – Interlagos (SP)

Sobre o piloto Lucas Freitas

Aos 20 anos de idade, Lucas Freitas iniciou sua carreira aos 5 anos de idade no kart, tendo no rental kart a principal escola no esporte. Aos 17 anos ingressou no regional paulista de automobilismo através da categoria Fórmula 1600, onde conquistou diversas vitórias, o vice-campeonato em 2021 e o título em 2023

Destaque no regional paulista, Lucas fez sua estreia na AMG Cup Brasil em 2023 durante as últimas etapas de 2022, servindo como preparação para a temporada completa em 2023, onde na 4ª etapa conquistou a sua primeira vitória.

Em 2024 o piloto estará novamente no grid do maior campeonato de Mercedes-Benz fora da Alemanha ao lado do ex-kartista Vini Ponce, para juntos lutarem pelo título na AMG C300 Cup.

Sobre a Action
A Action Agenciamento é uma consolidada empresa de prestação de serviços para o comércio exterior da indústria e do comércio brasileiro. Como Freight Forwarder atuante no Brasil e no exterior, a Action Agenciamento de Cargas assegura a conformidade com as leis anticorrupção e a correta gestão dos relacionamentos nos negócios.

Sobre a VoandoJá
Há 25 anos a VoandoJá atua em viagens à negócios e turismo, com o compromisso da seriedade e exclusividade nas negociações tarifárias à cada passageiro 24 horas por dia.

Sobre a F1 in Schools Brazil
Programa educacional internacional ligado à Fórmula 1 que proporciona aos alunos de 12 a 19 anos a prática efetiva de empreendedorismo, acesso a tecnologias e despertar da consciência cidadã. Isso tudo em um ambiente multidisciplinar e bilingue, com disputas e muito aprendizado onde o piloto Lucas Freitas é o embaixador no Brasil, mostrando e integrando os jovens estudantes participantes do programa ao automobilismo real e as possibilidades que o esporte proporciona em diversas áreas do conhecimento, como pilotagem, mecânica, engenharia, marketing e muito mais.